E o Latim não
morreu!
Carla Mª Cunha e
Gisélia Evangelista de Sousa
Oriundo da região do
Lácio, em Roma, o latim deu origem às línguas românicas, dentre as quais o
português - "A última flor do Lácio, inculta e bela", nas palavras do
poeta Olavo Bilac . Atualmente, é considerado por muitos uma língua morta.
Contrariando tal opinião, pensemos em algumas palavras e expressões latinas,
principalmente as utilizadas nos produtos de consumo, que não somente continuam
vivas, mas também fazem parte do nosso cotidiano.
Há quem diga que o
latim é uma língua morta e que ninguém mais fala a lingua mater. A priori tal
informação procede, visto que a "falecida" não é idioma oficial de
nenhum país, com exceção do Vaticano. Porém, se prestarmos um pouco de atenção
às marcas de muitos produtos que consumimos, veremos que ela não foi sepultada
por completo, pelo contrarius, permanece viva e faz parte do nosso curriculum
vitae. Então, mostraremos aqui que, em meio ao turbilhão de anglicismo, o
marketing conseguiu ressuscitar o latim.
Para fazer um
retrato em lato sensu desta realidade, gostaríamos de escrever um artigo sui
generis, mas, como é necessário ser magistra e regina no assunto, ter
conhecimento sobre o tema é condição sine qua non para um texto analítico mais
profundo. Isto não temos, portanto, ficaremos apenas com os produtos de
consumo, resultado da pesquisa empírica nos supermercados. Se você, como nós, é
um curioso do assunto, então: Vade mecum! Vamos às compras!
Basta passarmos às
vistas pelas prateleiras de lojas e mercados que iremos nos deparar com o latim
ali, "vivinho da selva", ou melhor, da silva, estampado nas
embalagens de diversos produtos. Você duvida? Então nos acompanhe. Na seção de
doces, com certeza, encontraremos o chocolate Bis e obviamente perceberemos o
apelo publicitário de que "quem come um pede Bis", numa clara menção
ao seu significado: duas vezes. No entanto, até então, você desconhecia a
origem deste vocábulo e não tinha relacionado tal marca com o tema em pauta.
Agora você já sabe. Esta simples palavrinha é latina.
Ainda nesta seção
podemos dizer que só as guloseimas nos deixam com um gostinho de "quero
mais" e com a sensação de "tudo que é Bono dura pouco!". Para
aliviar a culpa pelas calorias adquiridas, passemos para a próxima área do
mercado. Se você está meio fora de forma e almeja um Corpus Magnus (magnífico!)
o latim aparece para te oferecer uma plus vita, comendo o saudável pão
homônimo.
Para os que querem
fazer um pouco de caritatis e querem ajudar as obras daquela que foi a irmã
"doce" da Bahia, quer dizer, irmã Dulce, têm os produtos Dulce
Natura. Já na seção de
bebidas, se você não aprecia aquelas com um teor de álcool mais elevado,
certamente, não levará para casa o conhaque Domus, mas aquele que é fã de uma
cervejinha gelada e não faz questão da "primeiro lugar" da mídia, já
deve ter bebido a primeira latinizada: Primus.
Indo para a seção de
higiene pessoal tem, para obter uma pele iluminada com muito
"glamour" na hora do banho, o sabonete Lux Luxo, aliás, se quisermos
iluminar o ambiente temos os fósforos Fiat Lux idem. Os produtos da natureza
que ajudam a cuidar da beleza ganham um charme maior quando o latim se
apresenta. Então que tal a linha cosmética Natura? Percebeu quanto latim sai da
nossa boca?
Em suma, cremos que
esta pequena scriptura demonstra e prova com termos ipsis litteris que o latim
está cada dia mais vivus em nossas vitae. No entanto, nessa sociedade
consumista, para a nossa "letícia", o que seria optimum era um dia
encontrar todos esses produtos gratis.
http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/36/artigo264767-1.asp
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